5.4.12

Na Telona: Jogos Vorazes

Olá, pessoal!!!


Hoje vamos começar uma nova coluna: Na Telona, onde postaremos reviews de filmes. Eles podem ser lançamentos, antigos, baseados em livros ou não. Enfim... Espero que vocês gostem!
Provavelmente a coluna ficará na responsabilidade de um novo colunista, mas o post de estreia será meu!!!

Título orginal: The Hunger Games (EUA)
Diretor e roteiro: Gary Ross
Elenco: Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Stanley Tucci, Amandla Stenberg, Willow Shields, Isabelle Fuhrman, Donald Sutherland
Gênero: Ação
Duração: 144 minutos
Estreia: 23/03/2012
Distribuidora: Paris Filmes
Avaliação: 4 estrelas

Sinopse: Onde um dia foi a América do Norte, hoje é Panem, um país dividido em 12 distritos e uma Capital opressora. Katniss é nossa protagonista e moradora do Distrito 12, onde vive com sua mãe e irmã caçula, Prim.
No passado, houve um levante dos Distritos contra a Capital, que venceu a guerra, afinal possuía mais dinheiro e recursos para enfrentar os Distritos. Naquela época eram 13 Distritos, mas para deixar claro quem estava no poder, a Capital dizimou o 13. 
Logo após esse episódio, foi assinado o Decreto que anuncia a criação dos Jogos Vorazes, um reality show que seleciona, através de sorteio, um menino e uma menina com idade entre 12 e 18 anos de cada Distrito, chamados de Tributos... O que acontece com eles? São colocados em uma arena onde o único lema é “Matar ou morrer” e o último sobrevivente será o vencedor, tudo transmitido ao vivo para toda Panem. A nossa história começa no ano do 74º Jogos Vorazes, quando os Tributos do Distrito 12 são Katniss Everdeen e Peeta Mellark, e os Jogos nunca mais serão os mesmos.


Vou começar dizendo que assisti Jogos Vorazes apenas 4 vezes e isso só na semana de estreia. Logo, não preciso nem dizer que adorei o filme, né?! Claro que ele não é perfeito... Nenhuma adaptação que eu assisti até hoje consegue chegar a perfeição do livro, mas eles fizeram um bom trabalho de maneira geral.
Assisti ao filme com dois olhares: o de fã e o de estudante de comunicação. Com esse segundo olhar, não me decepcionei nem um pouco. O retrato da mídia/governo manipulador e sociedade fraca/manipulável é perfeito e muitos quotes, principalmente do Presidente Snow, são memoráveis.


“Só tem uma coisa mais poderosa que o medo: esperança”.


O que me surpreendeu foi a maneira como eles montaram a sala de controle da arena dos Jogos Vorazes. Sensacional! Uma mistura de Show de Truman e Matrix super-moderno. Quem viu sabe do que estou falando.
A atuação dos atores também não deixou a desejar. Jennifer Lawrence arrasou como Katniss em cada detalhe. Haymitch, Eiffe, Rue e Cinna foram muito bem retratados e continuam sendo meus favoritos no filme. Já os nossos garotos... Gostei das atuações, mas eu não gostei das escolhas dos atores. Me condenem, se quiserem, mas eu não acho o Josh bonito e o Peeta dos meus sonhos é simplesmente maravilhoso. O Gale da minha imaginação era bonito, mas não tão lindo quanto o Liam... Sou #TeamPeeta nos livros e #TeamGale no filme!
Outra escolha que não acho que tenha sido feliz foi a do Presidente Snow. O presidente Snow da minha cabeça era uma pessoa totalmente diferente, mais parecido com o Seneca: esguio, cabelos arrumadinhos e com um bocão vermelho. Não um senhorzinho que mais parece o Papai Noel.

Bom, nem tudo são flores e as questões que não me agradaram no filme foram “erros” de adaptação. Cenas que deixaram de ser mostradas, situações que foram modificadas e coisas que foram colocadas ali e tiradas de lugar nenhum. Recomendei o filme para muitas pessoas que não leram os livros e sim, eles tiveram muitas dúvidas com relação a diversas coisas durante todo o filme.
Acho que isso é uma grande falha de toda a produção, pois eles devem fazer um filme para todos, não apenas para os fãs da trilogia. Devo lembrar que o mesmo ocorreu com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, esse foi um filme feito para os fãs de HP, não para quem apenas acompanhava a versão cinematográfica. Nos dois casos muitas coisas foram apresentadas e poucas esclarecidas. Por exemplo, para quem não leu o livro, o que foi aquela alucinação dos homens indo para as minas e tudo explodindo? Por que ela falou que a mãe dela não poderia se ausentar mais? Por que o Gale tinha o nome dele 42 vezes na Colheita?
O #EpicFail master de todos fica com o pouco caso que fizeram do broche de Tordo da Katniss, né?! Desde a maneira como ela conseguiu o broche até todo o simbolismo que ele tem enquanto ela está na arena, a relação com a Rue. Enfim... Quero só ver como eles vão consertar isso nos próximos filmes.

4 estrelas por seu um ótimo filme, mas com uma adaptação um pouco falha.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP