14.8.12

Quotes #13: @mor


Olá, pessoal!!!

Mais um post de quotes bem legal para vocês... Dessa vez eu escolhi o livro @mor, do Daniel Glattauer e publicado pela Suma de Letras. A Rafaela já fez resenha aqui.
Eu li o livro na semana passada e AMEI!!! O livro é lindo, a escrita do autor é maravilhosa e virou um dos meus favoritos. Sério. Fiquei muito apaixonada... *suspiros*
Mas vamos lá... Eu marquei quase o livro inteiro, mas vou colocar as melhores entre as melhores!!!
                   
“P.S.: Caso lhe ocorra uma maneira mais original de desejar a alguém “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” do que usar “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, por favor me diga.
Até lá: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
E. Rothner”

“Cara Emmi, você já se deu conta de que não sabemos absolutamente nada um do outro? Nós produzimos formas imaginárias virtuais, quadros fantasmagóricos acabados um do outro. Fazemos perguntas cujo encanto consiste no fato de não serem respondidas. Pois é, a gente faz disto um esporte: despertar a curiosidade do outro e continuar a atiçar de modo repetido.

[...]
No que diz respeito a mim, tenho agora uma confissão: eu me interesso loucamente por você, querida Emmi! Na sei o porquê, mas sei que houve uma ocasião marcante para isso. Mas também sei o quão absurdo esse interesse é.”

“Na verdade constato com pesar que o contato comigo a deixa claramente exausta. E, além disso, tem algo que já me espanta: por que uma mulher feliz no casamento, que não é frustrada em relação aos homens, é engraçada e irônica, acima do bem e do mal, charmosa, confiante, e que calça 37 (idade indefinida) acha tão importante conversar, de modo tão intenso, sobre assuntos tão pessoais, com um sujeito desconhecido, professor, às vezes rabugento, com problemas de relacionamento, suscetível a crises, e pouco bem-humorado? O que seu marido acha disso mesmo?”

“Querida, ah, como é agradável poder novamente vivenciar uma verdadeiramente encantadora cena de ciúmes. Já sei: ela foi construída à italiana, é claro, mas gostei dela mesmo assim. No que diz respeito às minhas conhecidas, sugiro que façamos como com seu marido, os dois filhos e seus esquilos. Tudo isso simplesmente não cabe aqui! Aqui existe espaço apenas para nós dois. A gente vai se manter em contato até que um de nós dê o último suspiro ou perca a vontade. Acho que não serei eu.”

“Não, Emmi, você não é uma qualquer. Se alguém não é uma qualquer, esse alguém é você. E não o é de forma alguma pra mim. Pra mim, você é como uma segunda voz dentro de mim, que me acompanha durante o dia a dia. Você fez do meu monólogo interior um diálogo. Você enriquece minha vida interior. Você questiona, insiste, satiriza, você entra em conflito comigo. Eu lhe agradeço tanto por seu humor, seu charme, por sua vivacidade e, sim, até mesmo por suas “vilezas”.”

“Querido Leo, por favor, coloque-se no meu lugar. Tenho de admitir que, há muito tempo, eu não compartilhava sentimentos com ninguém de maneira tão intensa como com você. Eu mesma fico admirada na maioria das vezes de ver como isso é possível. Consigo ver nos meus e-mails pra você a verdadeira Emmi, como nunca antes vi.”

“Para Mia, no entanto, a explicação não basta. Se a Emmi faz esforços, então ela “quer” algo. E se quer algo, então ela não quer apenas muito. Quando Emmi quer algo, ela quer tudo.”

“Quando vejo um e-mail seu chegar, meu coração palpita. Isso é assim hoje, como ontem e há sete meses.”

“Porque só tem uma que se expressa como você: Você!”

“Algumas coisas que a priori não são possíveis se tornam possíveis a posteriori. E frequentemente não são as piores opções que se tornam possíveis.”

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP