20.8.12

Resenha: Crossed, Ally Condie


Título: Crossed – Matched, vol. 2
Título em Português: Travessia
Autor: Ally Condie
Editora: Dutton (BRA: Suma de Letras)
Gênero: Ficção, Distopia
Páginas: 367
Publicado em: 2011 (BRA: 2012)
Avaliação: 3 ½ estrelas
*Atenção: pode conter spoilers do livro Destino*
Sinopse: Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

Essa é a continuação do livro Destino e eu estava morrendo para por as minhas mãos nele. Demorou muito mais do que eu esperava, mas quando eu o recebi pelo Book Tour do blog Murphy’s Library, não pensei duas vezes, deixei o que estava lendo de lado e comecei Crossed na hora.
Como eu li Destino há muitos meses, demorou um pouco para eu me situar no cenário de Crossed. Não lembrava de alguns detalhes, confundia outros com Delirium, mas depois de algumas (ou muitas) páginas consegui me localizar no tempo-espaço-livro corretos e a leitura fluiu mais facilmente.
Um detalhe que fez muita diferença para mim: eu li Destino em português e Crossed em inglês, eu senti a mudança de língua e isso dificultou no começo. Achei a narrativa dela diferente, ainda mais trabalhada, e um pouco difícil para entender (senti falta do meu Kindle e seu dicionário). Mas também foi só no começo, depois me acostumei.

Enfim, Crossed também começa em um ritmo bem lento, ainda mais lento que Destino, com a diferença que nesse volume a narrativa é intercalada entre o ponto de vista de Cassia e de Ky. Eu achei essa mudança legal, porém o livro só começa a engrenar mesmo do meio para o final e tem mais ação que o primeiro.
Em algumas resenhas que li sobre o livro as pessoas falaram muito que ficaram com raiva do Ky e que preferiam não ter tido essa visão do lado dele. Bom, eu terminei Destino totalmente no Team Ky e até certo ponto, quase no final de Crossed, isso não mudou. Mas sim, eu fiquei com um pouco de raiva e terminei o livro totalmente dividida. Só lendo Reached para saber se ficarei ao lado de Ky ou Xander.

Aliás, que final foi aquele?? Foi muita maldade da Ally Condie ter terminado o livro dessa maneira... Eu preciso desesperadamente de Reached e só Deus sabe quando conseguirei colocar as minhas mãos nele, não é?

3 ½ estrelas porque em Crossed ela conseguiu enrolar ainda mais para desenrolar a história e nem os sentimentos de Cassia salvaram a narrativa dessa vez.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP