13.8.12

Resenha: Destino, Ally Condie

Título: Destino – Trilogia Destino, vol. 1
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção, Distopia
Páginas: 240
Publicado em: 2011
Avaliação: 4 estrelas

Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Destino é mais um livro que chegou nessa onda de distopias e se assemelha muito a Delirium pela maneira como a Sociedade é responsável pelas escolhas das pessoas. Toda a sua vida é definida pela Sociedade, inclusive o dia em que você morrerá.
Eu enrolei muito para começar a ler Destino, mas depois que li uma resenha de Crossed, percebi que não poderia esperar mais. Eu TINHA que ler. E eu li, em janeiro, e só estou fazendo a resenha agora, eu sei.

Distopias chamam a minha atenção porque me faz refletir muito sobre a possibilidade de algum dia, em um futuro distante, esse cenário se tornar real. Algumas são mais reais que outras e Destino é uma delas. Tirando a cura de todas as doenças, todo o resto não está longe da nossa realidade.
A narrativa da Ally é ótima, calma, delicada e bem envolvente. É diferente. Porém o enredo é bem fraquinho no começo. Precisamos ler algumas páginas para a história ficar interessante de verdade, para vermos alguma ação, ou melhor, alguma emoção.
Sim, a história não tem muita ação já que o foco são os sentimentos de Cassia: a dúvida, os questionamentos, o medo, a amizade, o amor, a coragem... Todos eles são muito perceptíveis durante toda a narrativa.
A sinopse já fala bem sobre a história e qualquer comentário a mais pode acabar gerando um spoiler básico, mas realmente não há nada mais para ser dito. Principalmente porque faz tempo que eu li o livro. Ah, não que seja relevante, mas eu acho a capa linda!

4 estrelas pelo começo fraquinho e por alguns rumos tomados que não me agradaram.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP