3.8.12

Resenha: Geração Subzero, Felipe Pena

Título: Geração Subzero: 20 autores congelados pela crítica, mas adorados pelos leitores
Autor: Felipe Pena
Editora: Record
Gênero: Conto brasileiro
Páginas: 320
Publicado em: 2012
Avaliação: 4 estrelas
Sinopse: Para uma parte da "crítica especializada", entreter significa apenas passar o tempo. É um termo pejorativo, aviltante, usado para diminuir uma obra. Mas não é o que ele significa para quem se envolve com um livro e não consegue largá-lo. Em literatura, entretenimento é sedução pela palavra escrita. É a capacidade de envolver o leitor, fazê-lo virar a página, emocioná-lo, perturbá-lo, transformá-lo. É um conceito ao qual se deve atribuir valor artístico. Há leitores neste país, mas é preciso respeitá-los. É preciso produzir narrativas que não sejam meros exercícios de egocentrismo e/ou textos herméticos endereçados aos pares. Escrevemos para sermos lidos, o que deveria ser óbvio, mas parece um pecado mortal no sacro universo de nossa literatura. Precisamos de livros de ficção que sejam acessíveis a uma parcela maior da população. E isso não significa produzir narrativas pobres ou mal elaboradas. A escrita simples é a laboriosa tradução da complexidade. Escrever fácil é muito difícil.

Um livro que me surpreendeu, pois não esperava muita coisa desses contos, mas dá para se tirar coisas muito boas. Felipe Pena argumentou sobre a escolha dos autores, sobre as ideias dos leitores e escritores. Ele coloca muito bem as opiniões, dando um outro ver ao que ele diz. 
O livro traz os contos, inéditos ou não, de vinte autores brasileiros. Eu achei a escolha dos contos muito bem feita. Alguns autores eu não conhecia, outros eu já gosto bastante. Não me surpreendi que o conto do Vianco envolvesse vampiro, eu li o seu livro O caso Laura e gostei, e eu gosto da saga dos vampiros, mas porque ele sempre tem que escrever sobre vampiro? Não que eu não goste, mas acho que ele tem capacidade suficiente pra escrever sobre outras coisas. 
Um conto que eu gostei bastante foi o do Eric Novello. Eu não conhecia ele, mas o conto da Alice foi divertido. Me lembrou muito a Alice do C. S. Lewis, mas em nenhum momento o Eric deixa claro que é a Alice do Lewis de quem ele fala. Outro conto que é bem divertido, é sobre um cara que vai ser pai, mas ele tem um amor muito grande pelo futebol. Logo quando o filho dele nasce, ele resolve ir jogar futebol, os amigos dele estranham de início, mas depois aceitam. 
Teve dois contos que eu não gostei, o primeiro foi O cão e o outro foi A lua é uma flor sem pétalas. Não gostei do primeiro porque ele acaba do nada, sem um fim. Não sei se isso foi de propósito, mas eu queria saber o que aconteceria com o cachorro. O segundo é muito comprido e muitas gírias são usadas, os diálogos não são marcados com o travessão e isso me atrapalhou bastante.

Tirando esses pequenos detalhes, o livro é muito bom. Vou procurar os livros desses autores que eu nunca tinha ouvido falar, porque a escrita deles me convenceu bastante.
Acho muito válida essa organização do Felipe Pena e ele menciona que quer o volume dois. Eu o apoio. 
Enfim, leiam os contos e me digam o que acham. 
Dei 4 estrelas porque realmente gostei dessa união dos autores brasileiros, todos tem um ótimo potencial que tem que ser divulgado e apreciado. Porém esses pequenos detalhes, já citados acima, me incomodaram bastante. 

Autores participantes: Eduardo Spohr, Thalita Rebouças, André Vianco, Juva Batella, Pedro Drummond, Luiz Bras, Luis Eduardo Matta, Eric Novello, Sérgio Pereira Couto, Estevão Ribeiro, Raphael Draccon, Delfin, Ana Cristina Rodrigues, Julio Rocha, Helena Gomes, Carolina Munhóz, Vera Carvalho Assumpção, Martha Argel, Janda Montenegro e Cirilo S. Lemos.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP