24.8.12

Resenha: Por isso a gente acabou, Daniel Handler

Título: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Gênero: Ficção
Páginas: 368
Publicado em: 2012
Avaliação:  5 estrelas

Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica de Daniel Handler, nome verdadeiro de Lemony Snicket, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar.Min Green e Ed Slaterton estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto dePor isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.


Depois de tanta espera por esse livro, finalmente o tive em minhas mãos (desejo oculto) e foi muito bem lido. Estou fascinada pela história. Nunca pensei que ia gostar tanto do relato do fim de um relacionamento. Pois é, amei o livro.

No livro vemos os fatos através da narrativa de Min Green. Nele ela vai enumerando os acontecimentos do namoro, explicando e detalhando por tudo o que passaram em uma carta que será entregue para Ed Slaterton. Essa carta será entregue em uma caixa com todos os objetos colecionados no decorrer do relacionamento.
Min é uma adolescente normal, doce, com um relacionamento difícil com sua mãe, apaixonada por filmes antigos e, no aniversário de Al, seu melhor amigo, ela acaba se envolvendo com Ed, o astro da escola, co-capitão do time de basquete e o querido de todas as meninas. A partir daí acompanhamos o relacionamento que durou pouco tempo e os detalhes que levaram ao rompimento.

Com uma escrita envolvente, muitas vezes cômica e os desenhos das lembranças guardadas por ela, vemos Min apontando exatamente o porquê eles acabaram. Isso, durante a leitura, fica questionável, já que eram detalhes pequenos e não justificáveis. Porém no decorrer da história esses detalhes vão se encaixando para chegar à verdadeira razão de tudo. E a maneira como ela escreve por conta de sua dor pelo fim, praticamente despejando todos os sentimentos acumulados na carta, dá autenticidade à personagem.

Outro ponto interessante da narrativa são as comparações que Min fazia com os filmes antigos que ela gosta. Seu sonho é ser uma grande diretora de filmes. Na maioria das vezes ela divagava sem rumo e depois voltava para sua história.

Esse relacionamento questionável desde o principio mostra os diferentes grupos aos quais eles pertencem. Ele sempre fazendo piadinhas infames e de mau gosto, e ela sempre o questionando o porquê dele achar aquilo de seus amigos e sutilmente se mostrando mais madura do que ele. Fora as vezes que os casos antigos dele apareciam na história, criando um clima nada agradável. O que também chama a atenção em Ed é ele querer esconder dos outros o que ele é, como no caso de não aceitar ser bom em matemática, o que pra ela é algo extraordinário.

Por mais que a gente saiba o final, sempre tinha aquele momento em que eu torcia para que desse certo, mas no fim eu fui convencida pelos acontecimentos e apoiei o rompimento.

Por isso a gente acabou me conquistou primeiramente pela diagramação, uma sacada genial em colocar as ilustrações dos objetos colecionados durante o relacionamento e o enredo contado de trás para frente através de uma carta que, como o título diz, é a explicação do fim de tudo. Leitura mais do que recomendada, 5 estrelas merecidíssimas! 

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP