12.10.12

Resenha: Alta Sociedade, Sarah Mason

Título: Alta sociedade
Autor: Sarah Mason
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Chicklit
Páginas: 322
Publicado em: 2006
Avaliação: 3 ½ estrelas
Sinopse: A vida de Clemmie Colshannon parece estar se movendo em alta velocidade para lugar nenhum. Após perder o emprego e o namorado no mesmo dia, ela foi procurar refúgio no lar de sua família, na Cornualha, a fim de se recuperar.Felizmente, a vida com a família Colshannon está longe de ser um tédio. Barney, o irmão de Clemmie, está apaixonado, mas não conta por quem; sua mãe está no meio de uma produção teatral chamada Jane Calamidade e não consegue se livrar da personagem; e sua irmã Holly, uma jornalista do Bristol Gazette, precisa encontrar uma grande matéria antes que seu editor a demita. Mas, quando uma colega de trabalho de Holly desaparece e Clemmie tropeça numa pista de seu paradeiro, o que parecia um drama vira uma crise, e a família toda é obrigada a fugir para o sul da França com um ex-presidiário atrás deles...

Clemmie Colshannon tinha um emprego perfeito na sua área, além de um namorado bem-sucedido na mesma empresa. Até que, de um dia por outro, por um golpe do destino, ou do (ex) namorado ela perdeu os dois. Depois disso ela fez o que qualquer mulher madura e responsável (só que não) faria: pegou o primeiro avião para Cingapura e fugiu viajando pelo mundo. Quando o dinheiro acaba, ela volta para sua família na Cornualha sem saber que rumo tomar.

Esse foi o primeiro livro que li da autora Sarah Mason. Ela tem alguns chicklits publicados e parece ser uma boa escritora do gênero, infelizmente acho que não escolhi o melhor título para começar. Uma palavra para definir o que eu achei da história é “legalzinha”.
Alta sociedade tem um começo bem introdutório. A história começa normalmente e conhecemos cada personagem com apresentações detalhadas sobre cada um. Toda a informação dada é necessária, mas não deixa de ser cansativa. A família Colshannon passa longe de ser normal, eles são extremamente divertidos e queridos. Gostei muito de todos, menos da Clemmie, claro.
Eu não sei se eu tenho um preconceito intrínseco contra as protagonistas dos livros, ou qualquer outra coisa do gênero, porque eu não gosto da maioria delas. Clemmie segue a regra e muito me desagrada. Como uma mulher de 26 anos perde o emprego e o namorado, foge, dá a volta ao mundo e volta mais imatura do que era antes? Suas atitudes, pensamentos, debates internos, medos... Era tudo de uma adolescente com sérios problemas de auto-estima.

Personagens a parte, a ideia do enredo tinha tudo para dar certo e me conquistar, mas além da questão com a Clemmie, faltou um item primordial em um chicklit (na minha opinião): romance. Ele é totalmente previsível desde o começo, mas as coisas apenas começam a rolar depois que a família foge para o sul da França e é aí, quando estamos quase nas 100 últimas páginas do livro, que a história fica mesmo interessante e consegue prender a minha atenção até o final.
Para quem não se liga tanto no romance, nem nas protagonistas decepcionantes, Alta sociedade tem tudo para ser um ótimo livro. A leitura é leve e bem divertida, me rendeu algumas risadas públicas que não consegui segurar. Não vou dizer que é rápida, para mim não foi, até o momento citado anteriormente, a partir daí eu terminei o livro num piscar de olhos!

3 ½ estrelas porque infelizmente não me conquistou, mas eu ainda darei outra chance para os livros da Sarah Mason.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP