23.11.12

Resenha: A Pirâmide Vermelha, Rick Riordan

Título: A Pirâmide Vermelha – As Crônicas dos Kane, vol. 1
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Gênero: ficção
Páginas: 448
Publicado em: 2010
Avaliação: 3 ½ estrelas
Sinopse: Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.

Como uma grande fã de mitologia egípcia, confesso que não havia outro livro que eu desejasse tanto nos últimos tempos. Depois de pagar caro na Bienal do Livro (afinal o Submarino lançou uma MEGA promoção logo depois), demorei um pouco, mas consegui pegar A Pirâmide Vermelha para ler.
Não sei se fui com muita sede ao pote, se criei muitas expectativas em cima de uma mitologia pela qual tenho uma verdadeira loucura, mas o livro não me conquistou da maneira que eu esperava. A leitura levou semanas, inclusive interrompi uma ou duas vezes para ler outros livros, que foram devorados em poucos dias. E nada dessa leitura fluir... Fiquei extremamente frustrada.

Até agora não consigo explicar o principal motivo, mas acredito que os personagens tiveram grande influência no meu “não gostar”. Os personagens principais, na verdade, o que é uma situação bem complicada, afinal passamos o livro inteiro na companhia deles. Carter e Sadie são pré-adolescentes, logo eles são extremamente imaturos, defeitoqualidade que nem no mundo da ficção literária eu consigo suportar. Eu entendo que o Rick Riordan caracterizou bem os personagens para a idade deles, eu não queria dois pré-adolescentes, ou adolesentes (nem sei mais em que idade começa essa fase... Está tudo tão evoluído esses dias), pensando e agindo como adultos. Eu queria mesmo dois personagens mais velhos, mais maduros.
Outra possibilidade para o meu descontentamento era o fato de a história ser muito fantasiosa, mas eu descartei essa opção. Como uma super fã de Harry Potter, Crepúsculo e Cinquenta tons de cinza vai reclamar que não gostou de um livro porque ele é fantasioso demais?! Não faz muito sentido.
Talvez eu não tivesse na pegada para esse tipo de leitura e acabei criando toda essa má impressão. Eu li o Guia de Sobrevivência da mesma série e gostei bastante, então não vou desistir da trilogia. Já ouvi falar que os personagens amadurecem com o passar dos livros e isso me dá forças para continuar. Porém não estará na minha lista de prioridades.

3 ½ estrelas por tudo que foi dito. Infelizmente, apesar das maravilhosas descrições sobre a mitologia, o resto não me convenceu.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP