14.1.13

Resenha: A primeira noite, Marc Levy

Título: A Primeira Noite
Autor: Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Gênero: Romance, Ficção
Páginas: 344
Publicado em: 2012
Avaliação:  4 ½ estrelas
Sinopse: No primeiro livro, um estranho pingente dado à arqueóloga Keira marca o ponto de partida para a trama de dimensão épica. Nele, uma tempestade de areia prejudica uma escavação no vale etíope de Omo, da qual Keira fazia parte, e a força a voltar à Europa. No entanto, antes de partir, uma criança que conheceu no local a presenteia com o curioso artefato.Com a ajuda de Adrian, astrofísico e seu ex-amante, a arqueóloga havia chegado à conclusão de que o pingente reproduz as estrelas do céu, na posição exata em que estavam no dia da criação do universo. Por isso, teria valor inestimável e seria capaz de colocar em risco a vida dos dois, o que acaba por acontecer. Seguidos de perto por misteriosos indivíduos, Adrian e Keira acabam por se envolver em uma tragédia.Perto de descobrirem artefatos que poderão solucionar o enigma da criação do mundo, os dois têm suas buscas interrompidas por um acidente na China. Aparentemente, o evento teria sido provocado por alguém. Agora, Keira está desaparecida – possivelmente morta. Desolado, Adrian retorna à Grécia e se remói pela perda da mulher por quem nutriu sentimentos verdadeiros. No entanto, o aparecimento de uma foto, que talvez seja de Keira, reacende nele as esperanças.Consciente de que o desejo de desvendar os mistérios do universo foi o que o uniu novamente a Keira, mas também os separou, Adrian parte em uma viagem disposto a encontrá-la viva. Ele buscará retomar também a aventura pela solução dos segredos milenares. 

Na continuação do livro O primeiro dia, vemos um Adrian desolado acreditando ter perdido o seu único amor, porém de maneira inesperada, ele recebe uma carta de seu amigo Walter (com ajuda de Ivory, o grande culpado pela aventura dos dois) que lhe dá esperanças novamente sobre o paradeiro de Keira.
Mas o que ele não sabe, é que há muitas pessoas que não querem o reencontro deles, até mesma a continuação da aventura em busca de um fragmento na terra que pode colocar em desordem o mundo atual.

Com o mesmo estilo predominante no primeiro livro, Marc Levy continua com sua escrita inteligente, enriquecida de detalhes e grandes suspenses enlouquecedores. Dessa vez o livro tem romance, não um romance completo devastador, mas algo a mais que não tinha no primeiro livro.
E também como no primeiro livro, viajamos por diversos países acompanhando a aventura dos protagonistas atrás de suas respostas. Com riquezas de descrições, consegui me colocar nos lugares como se já tivesse estado lá por muitas vezes de tão boa à narrativa do livro.

Quanto aos personagens principais, pouco mudou. Adrian continua sendo o intelectual sério, concentrado e apaixonado, e Keira, confesso que não é a minha preferida, me soava muitas vezes como arrogante e egocêntrica, mas depois aos poucos me conquistava novamente.

Minha avaliação fica novamente nas 4 ½ estrelas porque eu acredito que ainda dava para melhorar no quesito romance, mas fora isso, o livro tem que ser lido. Deem uma chance para vocês verem. E, é claro, leia o primeiro antes.

  © Blogger templates Psi by Ourblogtemplates.com 2008 | Layout por Maeva

Back to TOP